5 passos para sair da zona de conforto

Inúmeras vezes adotamos uma série de comportamentos que nos colocam em uma situação acomodada ao dia a dia, deixando para trás novas experiências e até mesmo de alcançar ótimos resultados.

Porém, é possível dar um UP na vida ao sair da zona de conforto. O problema começa quando você está muito acomodado e não busca fazer nenhum esforço para ir além e virar o jogo.

Tudo parece tão cômodo que você não enxerga os riscos que isso representa.

Que tal começar a mudança agora mesmo?

1 – Descubra seus pontos fortes

O primeiro passo é analisar alguns pontos positivos para te ajudar a reconhecer qualidades importantes que podem levá-lo a conquistar seus objetivos. Responder as seguintes perguntas pode ajudá-lo a se orientar melhor:

– Estou satisfeito e confortável com minha condição atual?

– Quais sonhos deixei de lado ao longo de minha vida? Por que fiz isso?

– Quais são minhas habilidades e meus hobbies?

– O que atrapalha meu desempenho?

Vale lembrar que as respostas que você tiver hoje serão diferentes daquelas que terá futuramente, caso faça essa mesma análise. Por isso, esteja preparado para constantes mudanças em sua jornada.

2 – Deixe de lado suas inseguranças e seus medos

Sentir medo é natural e até saudável, afinal, ele costuma nos proteger de situações de perigo e nos afasta de situações em que nos sentimos ameaçados. Porém, em excesso é prejudicial para o desenvolvimento pessoal.

É importante reconhecer quais são os reais momentos em que o medo se instala, e também como proceder nessas situações. Prepare-se para desafiá-lo.

A opção por métodos que buscam a serenidade, como meditação, controle da respiração e atividades físicas são excelentes dicas para manter a saúde da mente. Procure exercitar esse controle em momentos em que não há crise de medo. Com isso, no momento em que ela se instaurar, terá maior facilidade em administrar a tensão.

3 – Reconheça seus limites e pense positivo

É muito comum se sentir acomodado quando tudo está satisfatório em sua vida. Contudo, o “satisfatório” pode dar lugar ao “extraordinário”. Quando você começa a sair desse ambiente apenas satisfatório, passa a perceber melhor a existência das barreiras internas e externas. Realize suas atividades sempre pensando no que há de melhor nelas. Dessa forma, você consegue transmitir o seu melhor para tudo o que executa.

4 – Experimente algo novo todos os dias

Sair da zona de conforto é algo que requer um esforço diário para superar inseguranças, traumas e obstáculos. Na realidade, você precisa se desafiar e buscar novos estímulos para sua vida. Você pode começar com experiências diferentes, como: planejar uma viagem para um lugar que não conhece, visitar locais diferentes, começar um curso novo, escutar um gênero musical diferente ou aprender um novo idioma.

Essas pequenas mudanças podem servir como impulso e te conduzir a novas conquistas, como: ter insights para empreender em algo que sempre sonhou, mudar de área profissional, fazer intercâmbio ou viajar para um lugar dos sonhos.

5 – Estabeleça metas diárias

Todo início de semana é natural ter expectativas em relação a tudo o que será realizado nos dias seguintes. Mas, nem sempre conseguimos realizar tudo aquilo que desejamos, não é mesmo? Por esse motivo, é importante montar uma lista de atividades que você quer e precisa realizar, estipule um prazo para cada uma delas. Atente-se para não determinar algo que seja inatingível.

Com o planejamento feito, se torna muito mais prático persistir nos seus objetivos. E a cada dia com as metas cumpridas, você se sentirá mais motivado para continuar se esforçando.

É preciso enfrentar e se motivar!

Isso mesmo! Existem muitas situações, em nossas vidas, que precisam ser enfrentadas e superadas. Para isso, é fundamental perceber se a situação atual está em descompasso com os valores desejados para que sua vida tenha significado. E a melhor maneira de iniciar essa evolução, é estabelecer o que realmente deseja e abandonar costumes que estejam levando aos resultados opostos. Separamos três passos essenciais para enfrentar esse processo:

Observe – Olhe tudo ao seu redor e como está sua vida. Faz muito tempo que você está sem iniciar um projeto novo? Você está cansado da rotina diária? Está em busca de expandir seus horizontes?

Trace uma meta – Defina uma meta e comece, pois a cada passo dado a satisfação é maior. É importante ampliar sua capacidade de análise e perceber que tem condições de adquirir coisas melhores.

É hora de agir – Desenvolva iniciativa e tenha mais flexibilidade para expandir seus próprios limites. Faça um registro interno dessa mudança e analise sua evolução, isso te proporcionará cada vez mais confiança.

Sair da zona de conforto é um desafio. Mas saiba que, se você decidir dar esse primeiro passo, vai adquirir uma força muito grande e estará cada vez mais preparado para experimentar novos caminhos da sua vida. Comece essa mudança hoje mesmo!

O Portal Mentoring4You tem muitas ferramentas e cursos desenvolvidos pela Master Coach e Co-Founder do Mentoring4You, Gisele Gengo, que podem te auxiliar nesse processo. Acesse www.mentoring4you.com.br.

#VemComigo #SouCoachMentoring4You

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *